Familia Camargo

6 thoughts on “Familia Camargo”

  1. O texto ficou realmentemuito interessante, e pode conhecer mais a história dos Camargos

  2. Me desculpe o autor e primo mas não vejo como jusepe de camargo pode ter como antepassado direto D. Afonso Camargo. Jusepe não pode ter nascido em 1.586 e falecido em 1.613 já que veio na expedição de D. Diogo Valdés em 1.583 e poucos anos depois já havia se casado com Leonor Domingues e, claro não pode ter casado com 5 ou 6 anos.
    A data da expedição de Alfonso de Camargo é muito próxima da vinda de Jusepe ao Brasil, portanto não pode Jusepe ser bisneto de D. Alfonso que, aliás nunca foi mencionado como Francisco Alonso.
    Como não há um capítulo de \camargos na genealogia espanhola, é difícil correlacionar Jusepe com Alfonso, com o Bispo de Placência, com o Conde Francisco Camargo, irmão do Bispo ou mesmo os Ruiz de Camargo. Sabeomos que são parentes mas o grau deve ser colateral já que conviviam e mantinham negócios.
    seu primo, Luiz Carlos Nogueira

  3. Certamente nosso Jusepe é parente dos Ruiz de Camargo (que é o ramo do Bispo de Placência e seu irmão o Conde Francisco de Camargo) bem como os Garcia de Camargo e constituem ramificações dos Camargos na Espanha durante séculos e isto pode ser notado pelas diferenças pouco significativas nos brazões destas ramificações que indicam uma ancestralidade comum a todos estes ramos. Embora não figure na lista de Pastells,assim como também não figuram inúmeras outras famílias que certamente vieram com ela, tudo indica que Jusepe veio na expedição de Diogo Valdé em 1.583.
    Em 1.587 surge os primeiros documentos mencionando Jusepe, reclamando contra Antônio Proença. Desta forma, ou ele não veio na expedição de Valdés, tendo vindo muito antes e, assim estaria errada a tese de Pedro Taques, Silva Leme e Carvalho Franco ou sua data de nascimento não é de 1.586 e sim, pelo menos 1.566 tendo vindo com cerca de 20 anos e, aí sim teria vida ativa na política e se casado em tempo que justificasse. Antes não poderia ter sido bem recebido dada a união das coroas ibérica de 1.580 a 1.640. Antes desta data, nenhum castelhano seria bem acolhido em Piratininga.
    A propósito também descendo do Cel Thomaz Lopes de Camargo e de seus irmãos Fernando Lopes de Camargo, Francisco Camargo de Santa Maria, Marcelino de camargo e Marianna de Camargo.
    Do Cel Thomas Lopes de Camargo sucedem José de Camargo Paes, Cap. José de Camargo Penteado, José de Camargo Penteado. José Bueno de Camargo Penteado, Olegário Alberto de Camargo Penteado, Zélia de Camargo Penteado, Leonor de Camargo Stein e Vilma Olyntho de Arruda que vem a ser minha mãe.
    Abraço, Luiz Carlos Nogueira

  4. Favor me informar a data do nascimento de José Ortiz de Camargo ou Jusepe de Camargo, pois a cronologia de idade não está batendo, pois pelo texto teria vindo para o Brasil ainda criança em 1583 e logo em seguida já estaria casado com Leonor Domingues. Aguardo informações pois estou escrevendo um livro da família dos Camargo que vieram para o Rio Grande do Sul. Osvaldo Gonçalves de Camargo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s